As vendas online estão se tornando cada vez mais importantes. O advento da era digital mudou completamente as práticas, ideias e mercados, proporcionando oportunidades de crescimento, escolhendo novas estratégias ou seguindo o fim da tradição.
Entre as novas opções de vendas sociais que descobrimos, surge também uma nova maneira de usar as mídias sociais (como Twitter, Linkedin, Facebook e Instagram) para se conectar com o mercado, criar uma marca e identificar usuários que podem se tornar novos clientes. Essas ferramentas sociais não ajudam apenas a monitorar a concorrência ou encontrar o seu público, elas mostram o que seus clientes estão fazendo e dizendo também, oferecendo percepções preciosas sobre problemas que você não conseguiria identificar por qualquer outro meio.
Você com certeza já deve ter notado, que utilizamos muito as nossas redes sociais para consumirmos opiniões geradas em forma de conteúdo de outros consumidores (por exemplo, análises de produtos, fotos ou outras recomendações do cliente) e levamos isso como um fator importante ao considerar uma decisão de compra, não é?
Pois é! Nesta era de clientes hiperconectados, o social selling (venda social) ganhou um grande destaque!
O que é venda social?
A venda social é alavancar sua rede social para encontrar os clientes certos, construir relacionamentos de confiança e, por fim, atingir seus objetivos de vendas. Essa técnica de vendas permite uma melhor geração de leads de vendas e um processo de prospecção de vendas e elimina a necessidade de ligações não solicitadas. Construir e manter relacionamentos é mais fácil dentro da rede em que você e seu cliente confiam.
5 incríveis benefícios de vendas sociais
Nº 1: Reduzir chamadas não solicitadas – A venda social reduzirá ou eliminará totalmente as ligações não solicitadas
Parece bom, certo? A venda social apresenta uma maneira fácil de estabelecer uma interação genuína entre você e seus clientes em potencial. Você está “falando” com seu cliente antes mesmo de falar uma palavra com ele.
Você tem a chance de ganhar a confiança deles quando a pressão diminui e de nutrir os clientes em potencial sem o empurrão e o estímulo de uma visita de vendas típica.
Nº 2: Economize tempo com vendas em redes sociais
Com que frequência você diz a si mesmo: “Quanto tempo vai demorar para fechar este lead?” Afinal, as ligações não solicitadas deixam o cliente em uma posição de controle total.
A pesquisa pré-compra de hoje é mais rápida e fácil de conduzir. Se você estiver compartilhando informações valiosas e interagindo com as pessoas em igualdade de condições, poderá descobrir que clientes em potencial decidiram fazer negócios com você antes mesmo de pegar o telefone.
Nº 3: Novas Oportunidades
Não importa o que você venda, sempre haverá um cliente em potencial que fica confuso com o seu produto ou serviço.
A maioria das pessoas fica confusa e as chances de ligarem para a sua empresa para obter clareza são baixas. Então, onde eles vão fazer suas pesquisas?
Eles ficam online. Você encontrará muitos tomadores de decisão sobre os quais fará suas perguntas em um grupo de mídia social relevante. Essas oportunidades de responder a perguntas são oportunidades de interagir com um cliente potencial que você nunca teria conhecido sem a venda social.
Eles podem encontrar a resposta para suas perguntas em um conteúdo que você compartilhou. Você pode entrar em contato com eles diretamente para ajudá-los a superar a confusão. Independentemente de como você os ajude, resolverá um problema, construindo confiança e dando um passo para mais perto de uma venda.
Nº 4: Retenção de clientes
A venda social permite que você entre em contato com seus clientes anteriores sem interferir em seu dia agitado. Não há necessidade de ligar e verificar se você está regularmente colocando conteúdo valioso na frente deles ou se colocando à disposição para responder a suas perguntas.
Todos nós sabemos que o custo para adquirir um novo cliente é muito maior do que o custo para manter um existente. Você não deveria estar fazendo tudo o que pode para manter seus clientes existentes de uma forma não invasiva?
Nº 5: Melhores Relacionamentos com Vendas Sociais
Um dos principais objetivos de sua poderosa estratégia de venda social deve ser construir confiança. Você compartilhará informações, responderá a perguntas e ajudará as pessoas com seus problemas. Ao mesmo tempo, você está construindo um relacionamento de confiança com seus clientes.
São esses relacionamentos que fazem os clientes voltarem E os levam a encaminhá-lo para suas redes. Como você já sabe, os relacionamentos são a base para o sucesso de vendas.
Quais são as melhores redes de vendas sociais?
Antes de tudo, sua escolha deve depender de seu público-alvo, objetivo e de sua abordagem de vendas sociais.
Twitter e Instagram são ótimas plataformas para interagir com os clientes. Eles oferecem ferramentas para responder às dúvidas dos clientes e são espaços virtuais casuais onde a comunicação ocorre naturalmente. Simplesmente falando, eles são ótimos para construir relacionamentos.
O LinkedIn, por outro lado, é uma plataforma de negócios mais formal, ideal para empresas B2B que buscam identificar e alcançar tomadores de decisão de negócios. Aqui, as empresas podem se conectar com clientes em potencial diretamente para tentar construir um relacionamento profissional.
Em outras palavras, use qualquer plataforma social que seu público preferir – e qualquer plataforma que sua marca seja capaz de usar de forma consistente!
Melhores práticas de vendas sociais
Qualquer que seja a plataforma que você usar para alcançar seu público-alvo exclusivo, certifique-se de adotar as melhores práticas de vendas sociais. Aqui estão 4 para manter em mente.
1 – Estabeleça sua marca fornecendo valor
Ao interagir com clientes em potencial e clientes por meio de redes sociais, é importante não ser muito vendedor. E se sua marca é nova em uma plataforma de mídia social, não mergulhe na venda social imediatamente. Antes de começar a falar sobre vendas, estabeleça sua posição como um especialista em seu setor.
2 – Ouça estrategicamente e construa relacionamentos com as pessoas certas
Venda social eficaz significa prestar atenção. Em outras palavras, certifique-se de estar ouvindo socialmente.
Use suas redes para monitorar o que as pessoas estão dizendo sobre você, sua empresa, seu setor e seus concorrentes. Fique atento aos pontos problemáticos e às solicitações, pois ambos oferecem oportunidades naturais para você fornecer soluções.
3 – Seja real e próximo
Em vez de escrever uma mensagem padrão e enviá-la a inúmeros compradores em potencial, reserve um tempo para personalizar suas mensagens.
Estabeleça uma conexão iniciando uma conversa real e genuína! Quando se trata de vender, nada supera a interação com um ser humano real.
4 – Seja consistente
Finalmente, não espere resultados imediatos. Se seus esforços de construção de relacionamento não produzirem resultados imediatos, não desista. Alguns contatos podem não estar prontos para comprar o que você está oferecendo ainda – mantenha contato.
Acompanhamento com novos leads. Fale com os contatos com os quais você já se conectou, mas dos quais não tem notícias há algum tempo. Mantenha relacionamentos significativos e esteja pronto para oferecer conselhos ou ajuda, mesmo que isso não promova diretamente o seu produto.
Para concluir
O mundo das vendas sociais continuará a evoluir. O mesmo deve acontecer com sua estratégia de vendas sociais. Você chegou até aqui. Você sabe o que é venda social e como usá-la para aprimorar sua estratégia de vendas.
É hora de implementar cada uma das táticas que descrevemos para você acima. Use-as para formular a estratégia mais poderosa para seu setor específico e, mais importante, para seus clientes.